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EDIÇÃO 02 - DEZEMBRO/09

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GLOSSÁRIO

Na reportagem principal desta edição, falamos das tendências para 2010. Aqui, então, aproveitamos para explicar quatro termos cada vez mais presentes no dia a dia de quem lida com mobile e que vão ficar ainda mais em evidência no ano que vem.

Código bidimensional - Representação gráfica que permite o armazenamento e leitura rápida de dados alfanuméricos. Também conhecido como 'QR Code' (de Quick Response), é a evolução do código de barras: enquanto este guarda 20 caracteres, valendo-se apenas das colunas, o código bidimensional usa combinações de linhas e colunas, armazenando até 4200. A partir de 2003, deixou de ser voltado apenas ao controle de inventários e migrou para a publicidade. Revistas passaram a utilizar o QR Code para guardar endereços web ou informações de produto e, recentemente, são os marcadores em campanhas de realidade aumentada.

No Brasil, um case de sucesso foi o lançamento do Citroën C4 Hatch. Anúncios traziam um QR Code, convidando o leitor a descobrir o que a imagem escondia. A ação começava com um SMS e, se o aparelho fosse compatível, a resposta trazia um link para baixar o aplicativo. Depois, ao fotografar o código, o usuário era direcionado para o site móvel, que trazia fotos, vídeo, ficha técnica e permitia agendar test-drive ou localizar concessionárias. Foram 35 mil SMS, quatro vezes mais que o esperado e uma alta taxa de test-drives realizados - a Citroën não revela quantos.

Realidade Aumentada - É uma vertente da ciência da computação que busca promover a integração do ser humano com elementos virtuais e reais ao mesmo tempo e que vem sendo popularizada com sua aplicação na publicidade. Um marcador impresso, ao ser captado por uma câmera do computador ou celular (dotados de um software específico) permite que elementos virtuais sejam posicionados sobre ele - criando um ambiente misto, no qual a atuação dos elementos reais provoca uma reação nos virtuais.

O Bradesco desenvolveu o primeiro aplicativo de realidade aumentada para iPhone 3GS no Brasil, que capta a localização do usuário via GPS e indica, os pontos de atendimento mais próximos no mapa, com a distância de cada um deles. É possível também traçar rotas para se chegar a qualquer desses ponto. Ao ligar a câmera, a realidade aumentada entra em ação. Com ela voltada para o chão, a tela mostra uma rosa dos ventos, que indica as direções para se chegar aos pontos de atendimento. Se a câmera capta o horizonte, o aplicativo indica os pontos que se encontram à frente.

Outro recente exemplo é o aplicativo desenvolvido pela IKEA, fabricante de móveis sueca, através do qual é possível ver como peças de mobiliário da marca ficariam em sua casa. Com o programa ativado, basta apontar a câmera para a parte da casa em que você gostaria de colocar o móvel e ver se ele cabe e se combina com o restante da decoração.


LTE - Também conhecido como 4G, o Long Term Evolution é a nova geração do padrão 3G. Sua implementação, que está prevista em algumas operadoras dos EUA, Europa e Ásia em 2010, deve trazer serviços de melhor qualidade e também reduzir custos das operadoras. O LTE permitirá taxas de até 326,4 Mbps para download e 86,4 Mbps para upload, cerca de dez vezes mais veloz que na conexão 3G.

Isso vai gerar mais audiência para as campanhas e, também, abre-se a possibilidade da produção de hot sites e banners mais elaborados, pois, mesmo os arquivos mais pesados serão facilmente carregados nesta nova rede. As operadoras ainda são reticentes quanto ao LTE, uma vez que ela ainda está em fase de desenvolvimento e regulamentação. "A tecnologia 3G atende à necessidade atual, mas já estamos nos preparando para as atualizações tecnológicas que são demandadas pelo mercado", disse Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado da Claro, sem definir um prazo para que o LTE chegue ao Brasil.


WIMAX - Abreviação de Worldwide Interoperability for Microwave Acess, ou Interoperabilidade Mundial para Acesso de Microondas, trata-se de um padrão de conexão sem fio não proprietário. O acesso à internet é similar ao Wi-Fi que encontramos em hotspots, mas com a diferença que a cobertura de um ponto pode chegar a 50 quilômetros, enquanto a cobertura de um ponto Wi-Fi é medida em metros. Outra diferença está na velocidade, que em condições ideais pode chegar à 75 Mbps.

A transmissão do sinal, que é transmitido na frequência de 2,5 a 5 Gigahertz, acontece de forma parecida com a dos celulares. O estabelecimento da rede WiMax permitirá aos usuários de dispositivos móveis tivessem acesso à banda larga de forma independente das operadoras. Os primeiros testes com a tecnologia no Brasil já foram feitos pelas empresas (Embratel, Brasil Telecom, Sinos, Neovia e WKVE) que adquiriram os 15% das frequências que já foram à leilão e os serviços já estão sendo oferecidos para clientes corporativos. Os 85% restantes estão, no momento, em processo de consulta pública. Segundo a Anatel, não há previsão de quando a nova licitação deve acontecer.

Links relacionados:

CÓDIGO 2D
http://www.mobilepedia.com.br/prod/2009/03/05/mobile-marketing-qr-codes-no-brasil/
http://www.mobilepedia.com.br/prod/2009/02/10/mobile-marketing-citroen-usa-qr-code-para-divulgar-c4-picasso/

REALIDADE AUMENTADA
http://www.mobilepedia.com.br/prod/2009/10/23/iphone-realidade-aumentada-bradesco-mobile-marketing
http://www.youtube.com/watch?v=UIGAkVMre_o
http://www.mobilemarketer.com/cms/news/content/4729.html

LTE
http://www.youtube.com/watch?v=xQDGH9JzZtA
http://www.youtube.com/watch?v=asxYJw7wlHE&feature=related

WIMAX
http://www.youtube.com/watch?v=UfnmF-QmnqQ&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=chlGqhRKVjQ

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