Telefone: +55 11 3038 8200
E-mail: publicidade@uol.com.br
Dois fatores influenciam o desenvolvimento da publicidade brasileira no celular. O primeiro é o crescimento constante do número de smartphones, impulsionados pelo barateamento dos aparelhos que simplificam a navegação de quem precisa estar 24 h por dia conectado.
O número de smartphones cresceu 13% em todo o mundo no período entre janeiro e outubro deste ano, informa a Gartner.
Segundo é que no mesmo período a banda larga móvel no Brasil teve um salto de 180% - número divulgado pela Anatel e que leva em consideração apenas os celulares e não os modens. Usuários que possuem smartphones, via de regra assinam pacote de dados.
Diante desse quadro, a demanda por conteúdo no celular tende a aumentar na mesma proporção. A audiência do UOL acompanhou a métrica da banda larga e viu o número de page views crescer 166% entre janeiro e outubro de 2009. A evolução fica ainda mais surpreendente se considerarmos o crescimento desde janeiro de 2008 até agora - nada menos que 1.200%.
Tal crescimento também se traduz no compromisso de se entregar conteúdo de qualidade. Tanto que 2009 foi marcado pela estréia de diversos canais, ferramentas e serviços que ampliam a oferta para quem busca notícias e entretenimento especialmente preparados para celulares e smartphones.
O canal de esportes foi um dos grandes destaques, com a implementação da segmentação por times, permitindo ao usuário acompanhar diretamente as novidades de seu clube, totalizando 40 subcanais - as 20 equipes da série A e as 20 da série B do Campeonato Brasileiro. Quem é aficcionado por futebol também pode, assim como já virou hábito na web, acompanhar os álbuns de fotos (que, por sinal, estão presentes em todas as editorias) com as mais belas imagens da rodada, além das principais partidas minuto a minuto no Placar ao Vivo, além de informações como escalação, autores dos gols, substituições e cartões.
Além disso, no UOL Celular, a Copa do Mundo da África do Sul começou antes dos sorteios dos grupos. Desde outubro está no ar o especial sobre o evento, trazendo a história de todas as Copas, álbum de fotos, notícias, programas de rádio e vídeos. Além disso, programas da rádio UOL no celular e os vídeos são outra novidade que foi introduzida durante o ano de 2009.
Os vídeos foram uma grata surpresa nos índices de audiência. "Como a rede ainda não está nas suas condições ideais e, também, pelo fato de existir custo para baixar os arquivos, não esperávamos um desempenho tão bom. A audiência dos vídeos acabou sendo uma grata surpresa.", disse Denise Perotti, editora do Portal Móvel do UOL, contando que audiência do canal subiu de 1700 page views em fevereiro para mais de 800 mil em novembro. "Os vídeos mais relevantes publicados na web ganham uma versão no formato 3gp. Os grandes destaques são os gols da rodada e, também, os vídeos de nossos colunistas, principalmente o Juca Kfouri e o José Simão."
A editora enumera, ainda, outras novidades do Portal Móvel do UOL em 2009: dicionário com busca aberta, o canal de trânsito, que indica o fluxo nas principais vias das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a busca, que traz resultados de sites móveis e também da web, e também o canal adulto, com conteúdo gratuito e também pago, através de sistema de assinatura. Para 2010, o ritmo deve continuar o mesmo. Já estão previstos um novo canal de vinhos e, também, uma reformulação na ferramenta de bate-papo.
De acordo com recente levantamento da MMA LATAM (Mobile Marketing Association atuante da região latino americana), o inventário disponível no Brasil já passa dos 82,3 milhões de impressões ao mês. Isso prova que o marketing móvel tem muito espaço para crescer no país e boa parte deste inventário, que é comercializado pelos portais a um CPM médio de R$ 87 segundo a associação, está disponível para campanhas de marcas que queiram usufruir dos benefícios desta mídia singular. Para estes a notícia mais importante é que seus consumidores estão chegando na internet móvel, que veio para ficar. Clique aqui e acesse o estudo na íntegra: https://mmaglobal.com/research/mobile-marketing-brasil-20092010.
Dia-a-dia, cada vez mais usuários descobrem os benefícios de se poder estar online em qualquer lugar, a qualquer hora. De acordo com os números da pesquisa NICBr 2008 já são mais de 6% dos usuários de celular que acessam a internet em seus aparelhos e a classe C já figura entre estes consumidores. Os anunciantes que desejarem poderão encontrar com este consumidores e usufruir da experiência relevante e única que tem sido a navegação para estes usuários. E o UOL está preparando novidades para este ano de 2010, que por si só promete ser agitado com os eventos da Copa e das Eleições.
Fique atento e nos acompanhe na edição número 3 de Universo Móvel para saber como aproveitá-las. Até lá!