UOL Celular Newsletter

Telefone: +55 11 3038 8200

E-mail: publicidade@uol.com.br

 

EDIÇÃO 01 - OUTUBRO/09

Newsletter bimestral

Universo Móvel

EDIÇÃO 01 - OUTUBRO/09

Newsletter bimestral

GLOSSÁRIO

A sopa de letrinhas de técnicos e fornecedores mais confundem do que ajudam na hora de tomar as decisões. Aqui você vai entender de uma vez por todas o que significa cada sigla referente às redes de dados que operam no GSM.

GSM – Abreviação da sigla em inglês de 'Sistema Global para Comunicações Móveis' (Global System for Mobile Communications), é o padrão mais popular entre as operadoras de celular no mundo inteiro. Ela representou um grande avanço por ser 100% digital e, nele, a transmissão é toda criptografada - ou seja, a transmissão é feita em forma de código, de modo que apenas o emissor e o receptor conseguem interpretá-la corretamente.
O GSM nasceu na Europa na década de 80, fruto de uma cooperação internacional sem precedentes até então, com o objetivo de desenvolver um padrão de sistema de telefonia móvel. As especificações foram publicadas em 1990 e, desde então, se espalhou pelo mundo.

GPRS – abreviação de General Packet Radio Service, é a tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade no sistema GSM, via pacote de dados. Basicamente, a informação é quebrada em partes menores, que são enviadas separadamente para o destinatário, através da melhor via disponível. Através da rede GSM, é possível alcançar uma velocidade máxima de 9,6 kbps, enquanto que com o GPRS essa velocidade varia de 40 kbps até 144 kbps - por isso, foi apelidada de 'rede 2,5G'. O GPRS, ainda, permite a transmissão de dados e voz em um mesmo canal simultaneamente.

EDGE - É a evolução da tecnologia GPRS e abreviação de Enhanced Data rates for GSM Evolution. Também chamado de E-GPRS (enhanced GPRS, ou GPRS ampliado) o EDGE é uma tecnologia que triplica a capacidade de trânsito de dados em alta velocidade para redes GSM que já possuem GPRS, através de pequenas alterações estruturais. Com o EDGE, as operadoras podem oferecer serviços de banda larga móvel por meio da infra-estrutura GSM.

3G - É a designação genérica da terceira geração da tecnologia de telefonia móvel, que trouxe conexões até 18 vezes mais rápidas que as disponíveis na segunda geração, dos telefones celulares digitais, graças à utilização de uma banda larga. Isso significa que a transmissão de voz e dados é feito dentro de um espectro de frequência de rádio mais amplo, o que permite, o tráfego de um volume de dados maior em um tempo mais curto. Os celulares 2G utilizavam o mesmo meio de transmissão dos celulares analógicos (da primeira geração), que eram utilizados apenas para transmissão de voz, em uma banda estreita.
O advento da banda larga permitiu a transmissão de dados de forma eficiente, permitindo que as operadoras oferecessem uma quantidade maior de serviços, como telefonia móvel de longo alcance, videoconferência e acesso à internet em alta velocidade, tanto por celulares quanto por notebooks, em velocidades de até que variam de 384 kbps a 5,7 Mbps.

HSDPA – O High Speed Downlink Pocket Acess é, em linhas gerais, uma evolução da tecnologia 3G - por isso, também chamado de 3,5G. O HSPDA permite elevar as taxas de download graças ao aprimoramento de vários itens técnicos do sistema já utilizado. Dependendo da versão do HSPDA que a operadora está utilizando, é possível atingir taxas de 1.8Mbps, 3.6Mbps, 7.2Mbps ou 14.4Mbps.

Você já compreendeu os principais termos que representam a evolução da rede GSM e agora, ao invés de coçar a cabeça com dúvidas, poderá se ocupar realmente com o que importa - mostrar o seu talento e criatividade.

Acesse UOL no seu celular: m.uol.com.br

Hospedagem: UOL Host