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UOL realiza pesquisa inédita para verificar como anda o grau de aceitação da publicidade na mídia móvel
Na hora de criar uma campanha, boas e inovadoras idéias nunca faltam. Mas sempre existe a dúvida de como será a receptividade do consumidor e, tratando-se de uma mídia relativamente nova como o celular, as interrogações se multiplicam. Hoje, no entanto, já podemos dizer que o usuário móvel brasileiro está em pleno processo de amadurecimento e confortável em relação à publicidade nesse meio. É o que revela o primeiro teste de usabilidade móvel do mercado nacional, realizado pelo UOL com a Try Consultoria e Pesquisa, que avaliou formatos publicitários novos e atuais.
Homens e mulheres de 18 a 49 anos compuseram uma eclética amostra que foi dividida entre pessoas que tinham o hábito de navegar na versão móvel do UOL e pessoas que não o faziam regularmente. Foram 22 dias de entrevistas e simulações de navegação em protótipos do portal móvel.
Os primeiros resultados surpreenderam pela aceitação da maioria dos participantes (75%) da simples presença da publicidade nesse dispositivo tão pessoal que é o celular. No total, foram testados display banners, links mobile patrocinados, botões de patrocínio, link de texto ou vídeo. Cerca de 56% clicaram nas oferta apresentadas e quase a totalidade se lembrou de terem visto banners, mesmo sem terem clicado.
“Este percentual valida a tese de que, mais do que apenas uma mídia de resultados de cliques, a mídia móvel se consolida como um excelente meio para branding", explica Samantha Jones, coordenadora de negócios do UOL Celular. "O impacto é alto, assim como o recall das ações publicitárias realizadas nos celulares. Isso acontece por vários motivos. A tela é menor que a do PC, há um número reduzido de anunciantes em um scroll de navegação e o nível de atenção do usuário é mais alto que na web, pois geralmente ele está apenas navegando, sem interrupções como messenger, ligações e e-mails."
Curiosidades – O teste inovou ao analisar a usabilidade das peças de acordo com o perfil físico dos entrevistados. Os candidatos foram divididos de acordo com o formato de seus dedos (grossos, finos, gordos ou magros), pois o teste foi realizado em iPhones, isto é, para avaliar a efetividade de botões e peças em telas com navegação touch.
De modo geral, independentemente das diferenças físicas dos dedos e modos de navegação, a usabilidade bem sucedida em portais e aplicativos em telas touch screen se dá principalmente pelo respeito a espaçamentos entre itens com links e botões em tamanhos que permitam o clique no item desejado e não em outros itens próximos. Dedos gordos ou magros exigem um tamanho mínimo que se respeitado permite uma navegação clara e objetiva.
Outro ponto relevante reforçado nesta pesquisa relaciona-se ao perfil de navegação dos usuários de acordo com a faixa etária. De modo espontâneo, usuários acima de 25 anos ressaltaram utilizar a Internet móvel de seus celulares para navegar em portais de notícias, checar e responder e-mails e realizar transações bancárias (este último de modo expressivo e isolado neste grupo). Já os usuários com menos de 25 anos ressaltavam principalmente o uso para navegação em mídias sociais e em portais de notícias, principalmente para checar as últimas notícias, além de lerem seus e-mails via celular quando fora de casa ou do escritório (entre aqueles que já trabalham).
Em ambos os grupos houve consenso que a navegação em portais de conteúdo acontece pelo interesse em notícias diárias e informações esportivas. E independente da idade, os grupos se dividiram quase que igualmente entre os que buscavam as últimas notícias e do outro lado entre aqueles que desejam destaques editorias em uma navegação organizada.
“Esta é a primeira vez que se reúne este tipo de informação sobre o comportamento do usuário brasileiro tomando por base a observação prática da utilização da internet móvel o que nos ajudará a implementar os formatos de melhor retorno para os anunciantes”, afirma Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL.
Liderança Mundial
Além disso, o portal Adnews recentemente informou que 42% dos consumidores brasileiros estão dispostos a receber a publicidade no celular. Isso representa que somos o grupo mais aberto a mídia móvel do mundo. Esses dados estão na pesquisa Neoconsumidor: Decifra-me ou te devoro! Feito pela Ebelfort Group e GS&MD (Gouvêa de Souza).
Acompanhe os novos formatos aprovados pelos usuários e que serão implementados a partir de outubro.